11.8.08

Educação, comunicação e democracia brasileiras

Está em curso no Brasil, ainda em estágio primitivo, um movimento denominado educomunicação, que aproxima a prática educativa dos meios de comunicação social de massas. Em 1992, na cidade de Nova Olinda, interior do Ceará, surgiu a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, uma referência aos primeiros habitantes índios. A região é internacionalmente conhecida pela Chapada do Araripe, campo de pesquisas paleontológicas com fósseis de mais de 100 milhões de anos. O objetivo da organização seria promover cursos de formação em programas como Memória, Comunicação, Artes e Turismo.

Aos poucos, crianças e adolescentes tomaram a casa. Na prática, a administração é hoje protagonizada por mais de 70 jovens. A cidade passou a sofrer o impacto das ações. Criou-se uma cooperativa mista dos pais e amigos da casa, a fim de explorar o potencial turístico em pousadas, cantinas, serviços de transportes etc.

A tecnologia de comunicação ali criada resultou em criação de jornal, editora, museu, grupos de teatro, música e uma rádio comunitária FM. De meia em meia hora, o noticiário da cidade é produzido e apresentado pelas crianças. Criou-se também uma TV. Cinco cidades da região passaram a sintonizar o canal local, até que... três semanas depois, a polícia federal bate à porta e indaga quem seria o responsável por "aquilo". Francisco Alemberg de Souza, idealizador da fundação, foi processado pela justiça federal. E, desde 2000, quando a Anatel lacrou o transmissor, tenta conseguir dos órgãos governamentais autorização para pôr no ar a TV comunitária.

3 comments:

Valquíria Rabelo said...

Oi!

Vimos seu comentário no blog do A Parada. Temos interesse em enviar alguns exemplares aí para São Paulo, sim, mas a logística é que complica (principalmente porque correio é caro). Mas, de todo modo, podemos arranjar um esquema de enviar a edição para você. Se tiver interesse, escreve um e-mail para jornal.a.parada@gmail.com

Abs,
Valquíria.

Valquíria Rabelo said...
This comment has been removed by the author.
Srta. Coisa said...

ler oq vc escreveu,me remeteu a um texto do andré comte sponville sobre justiça.... se um dia quiser ver: http://www.armazem.literario.nom.br/autoresarmazemliterario/eles/martinhocarloshost/complementares/17_complementar17.htm
gostei muito ali embaixo do seu texto sobre Paranapiacaba....
um abraço