20.7.10

Arte superior

O tema da CBC reapareceu tempos atrás quando um amigo curiosamente revelou-me que havia ficado apenas três meses nela. Que, enquanto fabricava balas, pensava "quem será morto por isso?". Está certo que, dentre os motivos de sua saída, pesou muito mais o fato de que seu salário era mais baixo do que o costume. E, também, teve aquela vez que uma bala explodiu, e a pólvora lhe chamuscou superficialmente o braço e parte do rosto. Nada grave. Mas esta preocupação – com o outro, com o efeito das nossas ações, com as coisas que fazemos –, ainda que tendo menos peso em sua decisão de sair da fábrica, ainda que em alguma pequena medida e em algum pouco grau, ainda assim, tudo compôs as linhas corretas e dignas do empregado que, ao ser comunicado de sua renovação de contrato, de sua aprovação no período de experiência, bartlebyanamente responde:

– Não.

– Como não? – interroga o encarregado, momentaneamente atrapalhado.

– Eu prefiro não.

– Como não?

– É que enquanto vocês me avaliavam, nestes três meses também avaliava a empresa. O caso é que vocês não passaram na experiência.

Surpreendido, o chefe olhava o papel que o empregado deveria assinar.

– Mas e o quê que eu faço com esse papel agora?

– Ora! É só escrever aí que não quero...

– Tá, mas...

(O encarregado mal sabia escrever.)

– Assim: "O funcionário não quer assinar, porque decidiu não renovar o contrato." etc. etc.

A hierarquia se invertia: surpreendido pela inversão esdrúxula, o encarregado atentamente escrevia o que o subordinado lhe ditava. Ninguém nunca tinha visto aquilo.

Estas coisas novas, inteiramente novas, que extrapolam as receitas e os costumes, que não obstante têm uma função prática, e que são reais, e apesar de reais, e mesmo reais, também deveriam ser chamadas de "arte". Uma arte superior. Que se consome enquanto se cria.

No comments: